Por Valete de Espadas.
Acabei de assistir a entrevista que Rafinha Bastos cedeu ao melhor programa do gênero da TV aberta brasileira, o ''Roda Viva''. Segue vídeo da entrevista:
Dentre alguns assuntos debatidos, esteve incluso a importância da mídia na opinião das pessoas, servindo de instrumento para repercussão e proliferação social. Rafinha Bastos acertou na mosca. Tal opinião causou até rejeição pelos entrevistadores presentes, levando em consideração que são figuras da mídia, como é o caso da apresentadora Silvia Poppovic.
A facilidade de acesso, e o descompromisso que a crítica tem, são valores inestimáveis que a internet possui.. mas nem sempre se dão de forma íntegra. Postagens na internet servem de cobertor para aquilo que certamente, não seria dito em uma rede pública, mas que na da rede social é explanado sem prévio arrependimento.
O humor inteligente, como é conhecido o ex programa do Rafinha Bastos, o CQC, contribui para que os internautas possam estar difundindo as mesmas ideias e ''compartilhando'' das mesmas opiniões. Acontece que na maioria das vezes, esses internautas não possuem uma base cultural para isso. Muito menos uma capacidade de discernimento e visão crítica de poder analisar: ''Será que isso realmente é o certo? É isso que irei defender?'' - Diversas opiniões são tomadas por aderência ao artista predileto, e não pela autonomia da própria opinião.
Existe uma página no facebook, que se chama ''Humor Negro''. De imediato, se imagina que essa página criticaria deficiência física, raça e credo. Mas não. Essa página critica as próprias pessoas que utilizam o site de relacionamento. Critica a imaturidade, a falta de cultura, e o pouco conhecimento social-acadêmico dos usuários do facebook. Como?
Um exemplo típico é a quantidade de imagens de pessoas acidentadas que os usuários postam, que contêm a seguinte frase: ''Para cada compartilhamento, o Facebook doará uma quantidade X de dinheiro para essa pessoa'' - O que é uma verdadeira enganação e apelo para se ganhar ''curtições'' e ''compartilhamentos'' que servem de alimento ao ego dos criadores de postagem - A página ''Humor Negro'' recentemente fez uma postagem dizendo a seguinte frase: ''Palmas para os nossos heróis, que salvam as crianças doentes compartilhando fotos no facebook''. O que de fato é genial. Aquilo que era pra ser uma página de humor preconceituoso, acabou virando humor inteligente.
Falar mal das pessoas, causa audiência, comoção e o famoso ''Ibope'', órgão que acabou virando adjetivo. Rafinha Bastos também apresentou isso durante a entrevista.
Ele levantou também um questionamento interessante. Disse que por vivermos em um País que adota medidas esquerdistas há um bom tempo, ocorrerá sempre a luta pela defesa daqueles que se sentem ''lesados'' de alguma maneira por ofensa, ou atitude inadequada. De fato.
Com essa liberdade que a internet proporciona ao povo, é fácil se manifestar publicamente. A pauta da televisão hoje, recebe grande influência da Internet (como foi dito no post anterior).
Com as ações políticas e a influência que a mídia proporciona, o povo acaba virando refém de si mesmo. Opiniões contrárias ao que é majoritário, pode acarretar em imensa sanção social. O que aconteceu com Rafinha Bastos.
A solução está na educação. Mais precisamente, em duas temáticas já ditas aqui, que são ''capacidade de discernimento e visão crítica''.
Não adianta opinar pelo que você leu, ou o que te contaram.
Veja, entenda, analise e, aí sim: comente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário